Home Inscrições O Evento Palestrantes Workshop Pré-evento Audiodescrição

Como?

Érika Foureaux

Produtos e sistemas inovadores: da produção à ação

Arquiteta e Designer de produto, Érika é fundadora do Instituto Noisinho da Silva, que promove a interação para crianças com deficiência, desenvolve diversos produtos e metodologias em design universal. Sediado em Belo Horizonte, o instituto já beneficiou mais de 550 crianças em três anos, com produtos inclusivos como a Carteira Escolar Inclusiva e a Cadeira Ciranda.

Adriana Thoma

Inclusão Social na educação: realidade e desafios para o futuro

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (DEE/FACED) e no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) da UFRGS. Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Grupo de Pesquisas SINAIS (Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Identidades e Subjetividades) e do Programa Incluir da UFRGS. Desenvolve e orienta pesquisas no campo dos Estudos Surdos e Estudos Culturais em Educação, principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, educação especial, inclusão escolar, produção de identidades e diferença na educação e avaliação na educação de surdos.

Onde?

Quem?

Mariana Baierle

O protagonista: pare, escute, perceba.

Jornalista formada pela PUCRS e mestre em Letras pela UFRGS. Mora em Porto Alegre e tem deficiência visual parcial (baixa visão) desde que nasceu. Trabalha na TVE e comanda o quadro de Acessibilidade. É autora do blog Três Gotinhas onde trata de temas relacionados à acessibilidade, inclusão, justiça, direitos humanos, audiodescrição, educação, cultura, além de divulgar crônicas e poemas de própria autoria.

Paula Dib

Produtos e sistemas inovadores: da produção à ação

Paula Dib é Designer Social e Consultora, atua no desenvolvimento de processos para além dos produtos em comunidades dentro e fora do Brasil. Com olhar humanista, diverso, cultural e orientado para ação, Paula explora tecnologias e oportunidades endêmicas buscando criar ciclos coerentes de desenvolvimento. Por estas atividades foi vencedora em Londres do Premio Internacional Jovem Designer Empreendedor 2006 promovido pelo British Council e do Prêmio TOP XXI Mercado Design. Desde 2007 leva as bases do seu trabalho para outros países abrindo novas portas para se pensar a atuação no design. Realizou workshops e palestras no Reino Unido, Holanda, Moçambique, Suécia e Hong Kong inspirando ações de inovação social através do design.

Por Quê?

O Quê?

Igor Fangueiro

Muito além do seu umbigo: uma nova perspectiva sobre a deficiência

Formado em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) possui experiência em diversas áreas deste curso, como educação, cultura popular, dança, jogos coletivos, capoeira e ginástica artística, treinamento físico (musculação, treinamento funcional, treinamento aeróbico). Cursando Análise de Políticas e Sistemas de Saúde (saúde coletiva) onde realizou a Graduação e a Pós Graduação (Mestrado) na UFRGS. Passou sua infância e parte da vida adulta convivendo com seus pais cegos.

Organiza
Realiza
Apoia
Patrocina